04 / 10 / 2013 - Preparação para o túnel no São Francisco

A Cortesia Equipamentos se orgulha em participar do Projeto 643 – Integração do Rio São Francisco – Meta 1 Norte para construção do maior túnel para transporte de água da América Latina em parceria com a Contrutora Mendes Junior.

. Segundo informativi da Mendes Junior: O projeto Integração do São Francisco (PE) segue em ritmo acelerado, com novidades em duas frentes de trabalho. Na Meta1 – Norte, a fase é de preparação para o início da construção do emboque (entrada) do túnel Milagres-Jati, que terá mais de um quilômetro de extensão e levará água através do interior de Pernambuco. São 30 colaboradores envolvidos nos serviços que devem se estender por dois meses. Um dos desafios dessa etapa, informa André Mucio de Albuquerque Brayner, coordenador de Produção, é garantir a estabilidade da área para início dos trabalhos no túnel.

André Mucio de Albuquerque Brayner. Coordenador de Produção “Precisamos atuar sobre o maciço, aplicando ancoragens, com o uso de tirantes, telas e concreto projetado. Isso é fundamental para reduzir o risco de acidentes, preservando a segurança dos colaboradores e da comunidade”, comenta. Em outro ponto do projeto, no lote 8, é realizada a edificação de pilares, vigas e lajes da Superestrutura da Estação de Bombeamento, que será responsável por bombear a água do Rio São Francisco para os canais de distribuição. Trabalham nesta etapa cerca de 350 colaboradores, coordenados pela área de Produção. A superestrutura será finalizada em dezembro deste ano e a estação de bombeamento vai abrigar instalações como a galeria elétrica e salas de controle e de painéis elétricos, entre outras.



Para a obra em um todo: o ‘Cuncas I’, atingiu a marca de 11,6 quilômetros concluídos, o equivalente a 70% da obra. A estrutura fica situada na divisa do Ceará com a Paraíba faz parte das intervenções do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O ‘Cuncas I’ terá 15,4 quilômetros de extensão e a expectativa é de que seja concluído em 2015. Na mão de obra são mobilizados 633 profissionais nos canteiros. O aparato operacional possui 209 equipamentos, sendo que ainda conta com uma moderna máquina importada da Finlândia para as escavações – a perfuradora de rocha intitulada ‘Jumbo’.

Com o objetivo de conduzir aproximadamente 83 mil litros de água por segundo, o túnel levará água para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, após passar pelo túnel ‘Cuncas II’. Para a condução dos recursos hídricos até os estados beneficiados, a estrutura possui uma interligação com um reservatório.

O projeto adota um sistema de perfuração com fogo controlado, conhecido como Novo Método de Tunelamento Austríaco (NATM), que contribui para acelerar as obras. O planejamento distribui os operários em quatro frentes de serviço simultâneas, nas duas extremidades dos túneis (entrada e saída) e mais duas frentes de serviço no ponto central (janela de serviço).

Na medida em que as perfurações avançam, as equipes se deslocam em sentidos opostos até se encontrarem as escavações. Com este método e o funcionamento em 24 horas, tem sido possível escavar 18 metros por dia. Segundo o engenheiro responsável pelas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, Frederico Meira, além de representar um grande desafio, a construção do túnel proporcionará redução de custos no futuro. “Essa obra é um desafio de engenharia tanto na elaboração do projeto quanto na execução pela sua logística. Do ponto de vista estratégico, tem uma relevância na viabilidade econômica, pois sem este túnel, seria necessário construir outras estações de bombeamento”, esclarece Meira. Ele explicou que as estações de bombeamento representariam custos permanentes com energia elétrica e manutenção. “Era possível que, no futuro, os estados tivessem dificuldades para manter o sistema funcionando”, destaca.

Mais de 6,6 mil pessoas estão empregadas na maior obra de infraestrutura hídrica do país. Com mais de 1,8 mil equipamentos em operação, o empreendimento conta também com quatro trechos funcionando por 24 horas por dia em São José de Piranhas (PB), Salgueiro (PE), Cabrobó (PE). Com prazo de conclusão previsto até 2015, o Projeto de Integração do São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O empreendimento vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 municípios, localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. (Ascom/MI) .

Fontes: Informativo Mendes Junior de 30.09.2013

http://www.gazzeta.com.br/projeto-sao-francisco-maior-tunel-da-america-latina-apresenta-755-de-conclusao/ acessado em 04.10.13 às 13:58